❝ Vá sempre além do que é esperado ❞

3 razões para utilizar o Moodle?

Moodle
24 nov 2017

Está na dúvida em utilizar o Moodle na sua instituição? Conheça as razões mais marcantes para utilizar a plataforma.

Na minha opinião, é sem sombra de dúvidas, o melhor sistema do mercado para ambientes de ensino a distância. Existem muitos outros, como por exemplo, o Blackboard, o Teleduc, . Daí a pergunta, porque devo utilizar o moodle?

Antes de mais nada, vamos entender o que é o Moodle.

MOODLE é o acrónimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment“, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo “to moodle” descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos “on-line“, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registrados, em mais de 175 países.

1. Open Source – código aberto

Pelo simples fato de ser Open Source e ser distribuído sob licença GLP, isto é, dando a liberdade de usar o software nas seguintes condições:

  • Executar o programa, para qualquer fim, da forma que se desejar.
  • Modificá-lo e adaptá-lo às necessidades da instituição
  • Se você entender de programação pode compartilhar na comunidade Moodle.org  versões melhoradas por você fazendo assim que outros se beneficiem de seu trabalho.
  • Gratuito
  • A comunidade Moodle.org disponibiliza atualizações e correções de bugs(erros) constantemente

2. Ser gratuito

O fato de ser gratuito não o torna pior do que um software pago, muito pelo contrário. Ser gratuito é uma forma de conseguir um grande número de usuários, e com isso publicidade. Possuir seu código aberto para qualquer desenvolvedor modificá-lo, são pontos que beneficiam quem quer utilizar o moodle.



3. Muitas empresas e universidades utilizam o Moodle

Sim, apesar de ser gratuito o Moodle não tem limitações de us, mesmo para fins comerciais.

Na grande maioria dos casos as empresas contratam profissionais da área para a implementação da plataforma moodle, existem vários profissionais capacitados e especializados em moodle. São eles que cuidam do layout, conteúdo, cadastro de professores, alunos e administradores além de outros detalhes, mas isso não quer dizer que um usuário comum não possa fazer. Há vários tutorias disponíveis na internet, inclusive aqui em nosso blog Coach EAD auxiliamos os usuários em várias dúvidas.

Portanto se a intenção é entrar nesse mundo da educação a distância, então, com toda certeza o Moodle é a ferramenta certa, pois além de gratuita também é uma das mais completas e utilizadas do mercado.

Share This
× Como posso te ajudar?