❝ Vá sempre além do que é esperado ❞

Uso excessivo de smartphones pode contribuir com alcoolismo, diz estudo

Uso excessivo de smartphones pode contribuir com alcoolismo, diz estudo
10 jul 2019

Estudo feito com universitários também associou uso excessivo de smartphones a mais parceiros sexuais e baixo desempenho acadêmico e problemas com alcoolismo


Estudantes universitários que usam o celular excessivamente estão mais propensos a ter problemas com bebidas alcoólicas. mais parceiros sexuais, notas baixas, ansiedade e depressão, concluiu um estudo feito por pesquisadores das universidades de Chicago, Minnesota e Cambridge com 3.400 estudantes americanos. As informações são da BBC News.

O estudo foi publicado no Journal of Behavioral Addictions e seu principal objetivo foi avaliar a saúde mental de estudantes além do impacto dos smartphones no bem-estar de jovens.

Uso excessivo de smartphones pode contribuir com alcoolismo, diz estudo

 

Um a cada cinco alunos se considera como um usuário excessivo de celular, sendo 60% deles do sexo feminino. Além disso, 37,4% dos universitários ouvidos, que relataram uso excessivo de smartphones, afirmaram ter dois ou mais parceiros sexuais nos últimos 12 meses.

Nubank anuncia escritório na Argentina

Entretanto, Sam Chamberlain, psiquiatra da Universidade de Cambridge e um dos autores da pesquisa, ressalta que é difícil estabelecer a relação entre o uso problemático de smartphones e quantidade de parceiros sexuais. Ele sugere que os jovens estão usando os celulares para marcar encontros através de aplicativos, mas que, por esse motivo, podem estar negligenciando relacionamentos normais.

À BBC News, Chamberlain diz que a descoberta mais significativa do estudo foi que as pessoas que relataram uso problemático de seus telefones também tinham maior probabilidade de ter um traço de impulsividade. Segundo o pesquisador, isso também pode ter um papel no número de parceiros sexuais que elas têm. “Se isso fosse saudável, esperaríamos uma melhor autoestima e menos problemas de saúde mental, mas a situação se mostrou o oposto disso”, disse Chamberlain à BBC.

Novo game para iOS e Android, Dr. Mario World, ganha data de lançamento

Já com relação ao uso excessivo do celular e o consumo abusivo de álcool, os pesquisadores identificaram que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas foi maior entre os que relataram problemas com o uso de smartphones. No entanto, não foi encontrado abuso ou dependências de outras substâncias.

Chamberlain destaca ainda que é fácil relacionar o uso problemático do celular como um vício, mas se esse fosse o caso, seria esperado uma associação com uma ampla gama de abuso de substâncias. “Precisamos de estudos que acompanhem os jovens durante um longo período de tempo”, recomenda.

Também foi encontrada ligação entre a dependência de smartphones com o baixo desempenho acadêmico dos estudantes ouvidos pelo estudo. Para Abigal San, membro da Sociedade Britânica de Psicologia, os resultados são preocupantes. Ela relaciona o alto uso de smartphones com problemas de saúde mental.

Share This
× Como posso te ajudar?