Nas Filipinas, fabricante oferece garantia de devolução integral do valor caso smartphones não consigam mais rodar apps do Google e Facebook
Diante das sanções colocadas pelos Estados Unidos que impedem a Huawei de comprar ou utilizar tecnologias americanas em seus futuros dispositivos, tudo indica que a empresa promete tomar medidas extremas. Uma delas é lançar um sistema operacional próprio, e outra pode ter sido revelada: reembolsar todos os clientes que possuem um aparelho da marca.
Segundo o site Huawei Central, a companhia tem vendido seus produtos nas Filipinas oferecendo a garantia que o dinheiro poderá ser devolvido integralmente caso o smartphone não consiga mais rodar aplicativos do Google e Facebook. Ambas as empresas já anunciaram restrições que afetam principalmente os modelos da Huawei que ainda não foram lançados, mas isso também pode se aplicar a telefones disponíveis hoje no mercado.
Para a Huawei, tanto o Facebook quanto a gama de serviços do Google na Play Store são plataformas essenciais nos dispositivos da empresa. Por esse motivo, a possibilidade de ter essas ferramentas bloqueadas acendeu um alerta vermelho na entidade, que teme queda nas vendas caso isso aconteça. A primeira alternativa é divulgar o sistema próprio da companhia, até então conhecido como Hongmeng e, caso o consumidor não se sinta à vontade, poderia solicitar o reembolso do valor.
O Huawei Central ainda afirma que, por enquanto, essa campanha é válida somente para as Filipinas. Não se sabe se ela chegará a outros países.