Escolha uma Página

A Agência Espacial Brasileira (AEB) deu início a um programa que vai selecionar cinco doutorandos para disputar uma vaga de estágio na Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa.

O programa faz parte de uma parceria que a Nasa tem com agências do mundo inteiro. Todo ano, o órgão norte-americano seleciona estudantes estrangeiros para um período de estágio por lá.

O papel da AEB é selecionar cinco brasileiros que vão poder disputar essa vaga de estágio com doutorandos de outros países. Mas, como é de se esperar, a Nasa é bem exigente.

Para se candidatar, é preciso estar cursando doutorado pleno nos Estados Unidos durante o período do estágio (agosto a dezembro de 2018), nas áreas de ciências exatas, como Engenharia, Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação.

Ou seja, não basta ser um estudante brasileiro, tem que estar estudando nos Estados Unidos. O estágio começa em 27 de agosto e vai até 14 de dezembro.

As inscrições no site da AEB começaram no dia 10 de abril e serão aceitas até às 23h do dia 19 de abril, horário de Brasília. Confira aqui o edital e a ficha de inscrição.


Detalhes sobre a Nasa: 

NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA – National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica).

A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com alguns países da Ásia para a criação da Estação Espacial Internacional.

A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.

A ciência da NASA está focada numa melhor compreensão da Terra através do Earth Observing System, na promoção da heliofísica através do trabalho do Heliophysics Research Program, na exploração do sistema solar com missões robóticas avançadas, tais como New Horizons, e na pesquisa astrofísica, aprofundando-se em tópicos como o Big Bang com o auxílio de grandes observatórios.