Escolha uma Página

Bom, SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. É uma ferramenta usada para aproveitar melhor (optimization) os mecanismos (engine) de busca (search) – para que a página de sua empresa fique no topo dos resultados de sites de busca como o Google, o Yahoo e o Bing, por exemplo.

SEO se refere especificamente aos resultados colocados no lado esquerdo da página, aqueles em que não há cobrança para sua definição, em oposição àqueles que são listados no canto direito, no alto da página. Esses são escolhidos mediante pagamento

O SEO é importante por que pode ser a origem de uma fonte significativa de tráfego grátis para seu negócio. É uma oportunidade de divulgar sua empresa para um público de alta qualidade que está ativamente à procura dos produtos e serviços por você oferecidos. Esses potenciais clientes são altamente qualificados. E, o melhor de tudo, é que vão encontrar seu negócio de graça!

O SEO não consegue corromper as portas de ferro que protegem os fatores e critérios que influenciam o posicionamento das páginas no Google, mas ele pode sim “lutar” e “garantir” sua boa colocação no ranking de palavras-chaves.

Utilizar as melhores práticas, otimizar, monetizar, enfim ser visto e lembrado são os objetivos do SEO, por isso hoje vamos pensar e conversar sobre a amplitude que o Search Engine Optimization trouxe para melhorar as performances dos sites na internet.

O que é SEO na prática?

Literalmente SEO – Search Engine Optimization, em português significa, otimização de Sites, MOB e Otimização para buscas, através dele páginas ou mesmo sites inteiros são manipulados e transformados visando sempre o ranqueamento do Google.

SEO

SEO

Ele melhora a desempenho, mas não é a garantia que seu site suba na busca, mas sem ele é impreterivelmente impossível de sobreviver. Veja por que!

  • A nova geração de ferramentas de busca, antes determinada pela ordem alfabética como nos diretórios web, pensa no posicionamento por ordem de relevância;

E ser relevante na internet é saber colocar em prática os algoritmos, que nada mais são do que cálculos sequenciais e infinitos com instruções lógicas e definidas, considerando um determinado tempo. Esses algoritmos são os determinantes sobre o quanto essa página é mais relevante em relação aquela outra, parece complexo?

Sim e não, entender sobre algoritmo também é importante! Mas na prática o SEO preciso ser compreendido com ações que todos possam entender e participar, concorda?

Se dividirmos o SEO em duas partes, interno e externo, podemos encontrar nele os conselhos, atitudes e direções para o dia a dia do gerenciamento do site, e turbinar o PageRank (mais conhecido algoritmo de busca) a nosso favor, veja:

O que é o SEO interno?

Pense no seguinte, o SEO interno é tudo o que se relaciona ao seu site, e como é possível de ser melhorado o seu favor, como:

  • As urls objetivas;
  • Utilização dos padrões web;
  • Títulos coerentes e atrativos;
  • Utilizar corretamente as tags HTML na construção do site.

O que é SEO externo?

Como o próprio nome já diz são as análises da relação entre sites, ou seja, como os outros percebem seu site e como o seu percebe os outros, isso em se tratando de quantidade de links que apontam para os sites.

Tanto o aspecto interno como o externo determinam a pontuação pelos sites de busca para que ele ordene a relevância da página e quais palavras-chaves estarão relacionadas a ela. O Google sempre considera os pontos, do famoso algoritmo PageRanck, que vai de 0 a 10.

Parece justo! Se de fato conseguir um bom ranqueamento sempre dependesse de palavras-chaves, bom conteúdo, e seguir as regras do Google, mas isso nem sempre acontece, pois existe a parte obscura do SEO.

SEO

SEO

Mas afinal para seu negócio porque o SEO é tão importante?

Sabe aquela história de que precisamos ser visto para ser lembrado? O SEO é quem faz você ser lembrado, é ele quem ajuda os motores de busca, para posicionar confortavelmente sua web. Ele representa bem a seguinte situação: Você quer “escrever para os amigos…?” ou “fazer seu negócio vender e também escrever para os seus amigos…?”, analise o seguinte exemplo:

Considere que seu site vende tênis importado, e que todos os meses 50.000 pessoas procuram no Google por tênis importado, se seu site estiver no topo da busca, as suas chances aumentariam consideravelmente concorda?

Garantir a posição é certeza de bons negócios, não desconsidere nenhuma estratégia, além disso, o que é SEO toma proporções bem maiores quando também são utilizadas para oferecer algo as pessoas, consumidores ou não, em forma de:

  • Informação em forma de conteúdo;
  • Atualização sobre os assuntos que disponibiliza no site;
  • Compartilhamentos possíveis;
  • Relevante uso das keyords do site.

Ferramentas valiosas do SEO

O que é SEO no universo competitivo da internet sem as ferramentas vitais para a estratégias de ranqueamento? Impreterivelmente sem subsídios o SEO não alcança os níveis desejados, por isso, é importante para seu negócio que as utilize, de forma conjunta e sistematicamente.

Sempre considere:

  • Popularidade do site, com checagem no Google PageRanck e Alexa;
  • Utilizar as ferramentas para formular e comprara as palavras-chaves, como: Ferramenta de palavras-chaves do Google, Word Tracker; Keyord Discovery, Google Trends;
  • Usufruir dos benefícios do analisador de meta tags;
  • Checar a velocidade e peso da página, os links e backlinks;
  • Não ignorar os links patrocinados, e validar o otimizador do Google para landing pages.

O SEO é uma estratégia que atinge todos os motores de busca, e que se bem estruturado garante sim excelentes negócios para sua empresa, porém a utilização de suas métricas e ferramentas é vital.

Para garantir a posição saudável, com elevado índice de buscas orgânicas e conversões confie no SEO, não desconsidere a ajuda de um profissional, você só tem a ganhar.